Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo realiza seminário em Cáceres
Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo realiza seminário em Cáceres
29/09/2006 16:05:07
por Coordenadoria de Comunicação Social

Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo realiza o 1º Seminário Sobre a Pesquisa no Camosc: "Processo de construção do conhecimento”, entre os dias 5 e 7 de outubro, em Cáceres.

O Seminário tem por objetivo discutir com educadores, dirigentes de movimentos sociais do campo (MSC) e educandos a pesquisa e os estágios curriculares supervisionados para o curso especial de agronomia. O evento busca construir um espaço para definir linhas de pesquisa, possíveis orientadores, política de acompanhamento dos acadêmicos, além de traçar metas e papéis dos envolvidos na formação do agrônomo militante-técnico.

O encontro tem início no dia 5 de outubro às 8h00, com credenciamento e mística de abertura. A programação prevê, às 13h30, apresentação do projeto acadêmico do Camosc, pela coordenadora pedagógica Loriége Pessoa Bitencourt, acadêmicos e equipe político pedagógica. A seguir, Laudemir Zart, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat vai expor o Programa Institucional de Educação e Sócio-economia Solidária.

Dia 06.10: a partir das 8h00, relato das experiências de pesquisas do Centro de Agroecologia do MST (Ceagro) e da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA). Já a tarde será dedicada à estabelecer agenda, possíveis linhas de pesquisa e orientações acadêmicas.

Dia 07.10: apresentação da proposta de estágio curricular supervisionado do Camosc e política de acompanhamento dos educandos nos tempos escola e comunidade.

O Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo tem ênfase em Agroecologia e Sócio-economia Solidária. É estruturado em regime de alternância. O cronograma das atividades divide-se em “tempo escola” e “tempo comunidade”. As aulas presenciais são desenvolvidas em Cáceres e, posteriormente, os alunos retornam à cidade de origem onde, orientados por um profissional, vão aplicar o conhecimento acadêmico.

A turma, denominada "Herdeiros da cultura camponesa", é composta por representantes de quatro movimentos sociais do campo: Movimentos dos Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Comissão Pastoral da Terra (CPT), vindos de 7 estados brasileiros: MT, MS, RO, GO, PR, MG, além do Distrito Federal.

Inscrições gratuitas. As vagas para o Seminário são limitadas. Será expedido certificado de 20 horas. A confirmação de participação deve ser feita na Secretaria do Camosc, ou pelo telefone (65)3222-1468.

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada